sábado, 26 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO



“... compreender que uma verdade é muito mais viva quando ela se move, quando ela evolui e traz novos frutos em cada estação” (Noel).

O homem através do planejamento organiza e disciplina a sua ação, partindo sempre para realizações mais complexas e requintadas, temos uma série de alternativas a decidir em relação a o que fazer e como fazer, a pós a realização, verificamos qual foi o resultado obtido, e observamos o que realmente conseguimos adquirir. Assis, ainda tem oportunidade de constatar se os meios adotados foram os mais adequados ao que desejamos realizar. Para a obtenção de êxito, o planejamento se impõe como medida básica, ou seja, sem planejamento dificilmente alcançaremos os resultados favoráveis.

Planejamento é um conjunto de ações coordenadas entre si, que concorrem para a obtenção de certo resultado desejado. É necessário refletir:

- o que pretendemos realizar;
- o que vamos fazer;
- como vamos fazer;
- o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido.

Nunca devemos pensar num planejamento pronto, imutável e definitivo. Devemos antes acreditar que ele representa uma primeira aproximação de medidas adequadas a uma determinada realidade, tornando-se, através de sucessivos replanejamentos, cada vez mais apropriado para enfrentar a problemática desta realidade.

FASES DO PLANEJAMENTO


PREPARAÇÃO

Na fase de preparação do planejamento são previstos todos os passos que concorrem para assegurar a sistematização, o desenvolvimento e a concretização dos objetos previstos.

DESENVOLVIMENTO

Na fase de desenvolvimento, a ênfase recai na ação do diretor do departamento e da igreja. É necessário refletir como será elaborado e quanto tempo serão utilizados, materiais utilizados, qual o custo. Gradativamente o trabalho desencadeado desenvolve e aprimora níveis de desempenho.

APERFEIÇOAMENTO

A fase de aperfeiçoamento envolve a testagem e a determinação da extensão do alcance dos objetivos. Estes procedimentos de avaliação permitem os ajustes que se fizerem necessário à consecução dos objetivos. Tipo de ensaio do projeto.

ESTRUTURAÇÃO DO PLANO

A fase das tomadas de decisões definindo as ações que constitui um roteiro seguro para conduzir progressivamente os resultados desejados.

PLANO DE AÇÃO

A fase que identifica os objetivos que pretende atingir indica os conteúdos que serão desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizará como estratégia de ação e prevê quais os instrumentos que empregará para avaliar o progresso.

AVALIAÇÃO

A fase de conexão com os objetivos norteadores da ação é indispensável à coleta de dados relativos ao progresso alcançado, é utilizado técnicas, instrumentos e recursos. Momento de verificar o desempenho da ação e identificar quais os pontos que podem ser melhorados para a próxima ação.

Argumenta Senhora White, sobre a necessidade do planejamento espiritual:

Há homens que se mostram completamente incapazes de abrir caminhos para si mesmos. Terão de sempre apoiar-se em outros para que façam seus planejamentos e seus estudos, como que lhe sendo a mente e o juízo? Deus Se envergonha de semelhantes soldados. Ele não Se sente honrado, com terem eles uma parte a desempenhar em Sua causa enquanto forem meras máquinas. Testimonies, vol. 3, págs. 495 e 496.

O homem que não se planeja se tornar um homem sem sentido, esperando chegar a onde o vento levar, como uma folha seca caída no chão, que chegará aonde o vento soprar. Temos que ter objetivos na vida, em todo tempo planejando, avaliando e se replanejando.

Delson Alves
26/11/2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hiperatividade

O que é hiperatividade?

             
              A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.
             O comportamento hiperativo pode estar relacionado a uma perda da visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e idéias que surgem, estresse emocional, convulsões ou distúrbios do sono. Também pode estar relacionado a paralisia cerebral, intoxicação por chumbo, abuso de álcool ou drogas na gravidez, reação a certos medicamentos ou alimentos e complicações de parto, como privação de oxigênio ou traumas durante o nascimento. Esses problemas devem ser descartados como causa do comportamento antes de tratar a hiperatividade da criança.
             O verdadeiro comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança. As crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas. 

01/11/2011

A importância da Leitura

Ler é viver o ontem o amanhã e o hoje, é sonhar ampliar seus horizontes para conseguir realizar seus sonhos, através da leitura conseguimos entender o mundo para tentar transforma-ló para uma melhor convivência humana. O homem só para de crescer quando deixa de realizar leitura e participar de eventos culturais.


Delson Alves
01/11/2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que é Psicopedagogia?

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, 


um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, 


mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre asdiferentes etapas do 


desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando 


assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. 


Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das 


etapas de diagnóstico e tratamento.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professor

Um professor empreendedor não apenas dá com maestria suas aulas, mas conquista o território da emoção dos seus alunos, conta-lhes, histórias, conta as aventuras dos cientistas para
produzir conhecimento, inspira-lhes a inteligência, prepara-os para a vida (Cury).

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ser Criança

Ser Criança


Pois ser criança é ser livre
Pra viver e para brincar
Pra pular e pra correr
Pra sorrir e pra chorar
Ter todo tempo do mundo
Para se comunicar.

A criança diferente
Vem com ela a inclusão
Atenção especial é um direito em ação
 O ECA é Estatuto
Que lhe dá a proteção.

Ser criança é mergulhar
No mundo da fantasia
É ouvir lindas histórias
E contá-las todo dia
Ser por todos respeitada
É irradiar alegria.

Ser criança é ter limites
Com as regras aprender
O que é certo ou errado
Para melhor conviver
Interage no seu meio
Nos revelando o seu ser.

Ser criança é usar
Sua curiosidade
Para então desenvolver toda a sua habilidade
De viver e de criar
Boa oportunidade.

Ser uma criança é ter
Uma boa educação
Família pra protegê-la
De qualquer situação
Educá-la para vida
Sem a discriminação.

Ser criança é ser feliz
É ser bem alimentada
Ter todo tempo do mundo
Para amar e ser amada
É uma etapa da vida
Que precisa ser cuidada.

Ser criança é bom demais!
É diverti-se, estudar
É a semente plantada
Pro amanhã que vai chegar
Ter seu tempo e espaço
Pra viver e pra criar.

Ser criança é brincar
De roda, de amarelinha
De bola, de anel, boneca,
Pula corda e cirandinha
De tudo que imaginar
Ela não vive sozinha.

Eu tenho um recado aos pais
Prestem muita atenção
Pra que seus filhos não percam
Sonhos, imaginação:
Eduque-os garantindo
Seu poder de criação.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A criança precisa brincar

A relevância do brincar para o desenvolvimento físico, mental, social da criança estar sendo pouco assistido, hoje os pais, limita os filhos de relaciona-se com outras crianças impedindo a criança de ser criança que chora, que cai, que se machuca, que bate, que apanha. A partir dessa troca de experiências ela amplia seu repertório. Para os pais, ter o filho dentro de casa brincando com aparelhos eletrônicos é mais comodo que pensar que seu filho pode está correndo algum risco em estar na rua ou na porta de casa, brincando com os coleguinhas. É necessário sim, preocupar-se com os filhos, porém, eles precisão brincar para não deixar de ser criança antes dos 12 anos de idade. Abraço.

Delson Alves

Brincar

O brincar no processo terapêutico têm facilitado não só adaptar algumas técnicas mais freqüentes da terapia comportamental em intervenções com adulto, para atuar com crianças, como também mostrado resultados satisfatórios em relação à melhora escolar das crianças atendidas (AZEVEDO, 2008, p. 80).



Fidelidade

A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja a consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneça, firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus (White, Educação, p. 57).