sábado, 26 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO



“... compreender que uma verdade é muito mais viva quando ela se move, quando ela evolui e traz novos frutos em cada estação” (Noel).

O homem através do planejamento organiza e disciplina a sua ação, partindo sempre para realizações mais complexas e requintadas, temos uma série de alternativas a decidir em relação a o que fazer e como fazer, a pós a realização, verificamos qual foi o resultado obtido, e observamos o que realmente conseguimos adquirir. Assis, ainda tem oportunidade de constatar se os meios adotados foram os mais adequados ao que desejamos realizar. Para a obtenção de êxito, o planejamento se impõe como medida básica, ou seja, sem planejamento dificilmente alcançaremos os resultados favoráveis.

Planejamento é um conjunto de ações coordenadas entre si, que concorrem para a obtenção de certo resultado desejado. É necessário refletir:

- o que pretendemos realizar;
- o que vamos fazer;
- como vamos fazer;
- o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido.

Nunca devemos pensar num planejamento pronto, imutável e definitivo. Devemos antes acreditar que ele representa uma primeira aproximação de medidas adequadas a uma determinada realidade, tornando-se, através de sucessivos replanejamentos, cada vez mais apropriado para enfrentar a problemática desta realidade.

FASES DO PLANEJAMENTO


PREPARAÇÃO

Na fase de preparação do planejamento são previstos todos os passos que concorrem para assegurar a sistematização, o desenvolvimento e a concretização dos objetos previstos.

DESENVOLVIMENTO

Na fase de desenvolvimento, a ênfase recai na ação do diretor do departamento e da igreja. É necessário refletir como será elaborado e quanto tempo serão utilizados, materiais utilizados, qual o custo. Gradativamente o trabalho desencadeado desenvolve e aprimora níveis de desempenho.

APERFEIÇOAMENTO

A fase de aperfeiçoamento envolve a testagem e a determinação da extensão do alcance dos objetivos. Estes procedimentos de avaliação permitem os ajustes que se fizerem necessário à consecução dos objetivos. Tipo de ensaio do projeto.

ESTRUTURAÇÃO DO PLANO

A fase das tomadas de decisões definindo as ações que constitui um roteiro seguro para conduzir progressivamente os resultados desejados.

PLANO DE AÇÃO

A fase que identifica os objetivos que pretende atingir indica os conteúdos que serão desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizará como estratégia de ação e prevê quais os instrumentos que empregará para avaliar o progresso.

AVALIAÇÃO

A fase de conexão com os objetivos norteadores da ação é indispensável à coleta de dados relativos ao progresso alcançado, é utilizado técnicas, instrumentos e recursos. Momento de verificar o desempenho da ação e identificar quais os pontos que podem ser melhorados para a próxima ação.

Argumenta Senhora White, sobre a necessidade do planejamento espiritual:

Há homens que se mostram completamente incapazes de abrir caminhos para si mesmos. Terão de sempre apoiar-se em outros para que façam seus planejamentos e seus estudos, como que lhe sendo a mente e o juízo? Deus Se envergonha de semelhantes soldados. Ele não Se sente honrado, com terem eles uma parte a desempenhar em Sua causa enquanto forem meras máquinas. Testimonies, vol. 3, págs. 495 e 496.

O homem que não se planeja se tornar um homem sem sentido, esperando chegar a onde o vento levar, como uma folha seca caída no chão, que chegará aonde o vento soprar. Temos que ter objetivos na vida, em todo tempo planejando, avaliando e se replanejando.

Delson Alves
26/11/2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hiperatividade

O que é hiperatividade?

             
              A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.
             O comportamento hiperativo pode estar relacionado a uma perda da visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e idéias que surgem, estresse emocional, convulsões ou distúrbios do sono. Também pode estar relacionado a paralisia cerebral, intoxicação por chumbo, abuso de álcool ou drogas na gravidez, reação a certos medicamentos ou alimentos e complicações de parto, como privação de oxigênio ou traumas durante o nascimento. Esses problemas devem ser descartados como causa do comportamento antes de tratar a hiperatividade da criança.
             O verdadeiro comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança. As crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas. 

01/11/2011

A importância da Leitura

Ler é viver o ontem o amanhã e o hoje, é sonhar ampliar seus horizontes para conseguir realizar seus sonhos, através da leitura conseguimos entender o mundo para tentar transforma-ló para uma melhor convivência humana. O homem só para de crescer quando deixa de realizar leitura e participar de eventos culturais.


Delson Alves
01/11/2011